COMO
APRESENTAR-SE NO AMBIENTE DE TRABALHO
GIRLENE CARVALHO; Discente de Secretariado
Executivo Bilíngue da Faculdade Athenas Maranhense.
Resumo
Este trabalho visa
demonstrar a importância e a conjuntura da apresentação no ambiente de
trabalho; discursa sobre a prática da etiqueta profissional e social no
ambiente de trabalho pelos profissionais de Secretariado Executivo. Utilizamos
a pesquisa bibliográfica como metodologia de pesquisa com finalidade de
apresentar resumidamente conceitos de vários autores sobre o tema como se
apresentar no ambiente de trabalho.
A imagem pessoal influencia
na melhor colocação no mercado de trabalho, é um requisito de marketing pessoal
que deve ser orientado pela etiqueta profissional e aliado à etiqueta social
para demonstrar profissionais humanizados e dotados de atitudes comportamentais
e posturas no trabalho exigidas pelo atual mercado de trabalho.
Palavras
chaves: etiquetas social, profissional; atitudes comportamentais, postura no
trabalho, marketing pessoal.
Summary
This paper demonstrates the importance and the overall presentation in
the workplace, talks about the practice of professional etiquette and social
work environment for professionals Executive Secretariat. We use literature as
a research methodology in order to present briefly the concepts of various
authors on the subject as present in the workplace.
The personal image influences the best placement in the labor market, is
a requirement that marketing staff should be guided by professional etiquette
and social etiquette coupled with humane and to demonstrate professional
behavior and attitudes of gifted work postures required by the current labor
market.
Keywords: labels social,
occupational, behavioral attitudes, posture in the work, personal marketing.
INTRODUÇÂO
Apresentação no ambiente de
trabalho é um diferencial que anexado a competências comportamentais,
qualidades técnicas, e conhecimento podem alavancar uma carreira promissora,
assim como sinalizar qualidades interpessoais, além de fazer parte da etiqueta
profissional. A etiqueta profissional é a síntese do comportamento e da postura
no trabalho.
1-
Apresentação Comportamental
As atitudes agem como uma
roupagem invisível que propiciam maior ou menor carisma às pessoas. No trabalho
deve-se lembrar que apesar de ser um convívio rotineiro, por vezes, duradouro
não se deve manter postura intimista ou grosseira.
È falta de etiqueta chamar
os parceiros de trabalho com intimidades através de apelidos, nomes diminutivos
ou superlativos, isso pode transmitir a idéia intimidade excessiva ou
“puxa-saco” deixando dúvida sobre sua conduta ética, pessoal e profissional.
Mesmo que exista cerca amizade entre a Secretária(o) e os demais colaboradores
deve-se compreender que dentro da instituição espera-se o papel do profissional
de Secretariado dotado de atitudes assertivas e não do próximo cheio de
atitudes passivas, vícios intimistas.
Portela( 2006), cita itens
de etiqueta quanto ao tratamento pessoal e ao comportamento:
·
Deve-se sempre apresentar se da pessoa mais
importante á de maior prestígio;
·
Apresentar-se a um homem a uma mulher, de uma
mais nova à mais velha;
·
Nunca se beija a mão de uma mulher solteira;
·
Trocar beijos, somente em grau de intimidade
muito grande e principalmente entre jovens;
·
Em locais públicos devemos apenas fazer um
sinal com a cabeça;
·
Em uma recepção não deve esquecer se de
servir água;
·
Quando alguém espirrar não diga “ saúde”.
Este ato deve ser ignorado;
·
Desligue o telefone em reuniões e eventos;
·
Pontualidade, nunca deixe alguém esperando
por você;
Essas atitudes são algumas delicadas ações de
respeito e educação que auxiliam no convívio social.
Cita-se a etiqueta social como habilidades no
traquejo das relações interpessoais, aptidão para sentir o que os outros pensam
e sentem; no respeito e compreensão às diferenças. A professora da USC
(Universidade Sagrado Coração), Bauru-SP, e especialista em Gestão de Pessoas e
Etiqueta Social, Ana Cristina Maia de Araujo Acosta afirma no artigo: A importância
da Etiqueta Social nas relações de Trabalho do profissional de Secretariado:
Cabe-nos ressaltar, ainda, que o profissional
da área de secretariado deve assumir uma nova postura quanto ao relacionamento
no trabalho que deve estar balizado na ética da diversidade que e traduz em:
respeito pelo outro em todas as suas diferenças; solidariedade para com o outro
na satisfação de suas necessidades de sobrevivência; cooperação com o outro na
preservação e inovação do patrimônio organizacional.
Investir em humanização no
ambiente de trabalho, tornando-o cooperativo e produtivo faz parte do novo
perfil do Secretariado.
2
- Apresentação Visual
A
maneira de vestir é uma comunicação com o outro, trata-se da comunicação
visual, e através dela informamos traços de nossa personalidade. Portanto, o
interlocutor, inicialmente, nos codifica na imagem pessoal. Logo, busquemos causar
uma primeira boa impressão.
O vestir-se bem não consiste somente na roupa mas
compreende, aparencia, trajes, acessórios, etiqueta, postura corporal e
vocabulário:
a) Aparência: banho tomado, cabelo cortado, unhas
aparadas, dentes escovados, maquilagem adequada, perfumes discretos e não
inebriantes.
b) Trajes: para cada ambiente, uma vestimenta apropriada.
Da mesma forma como
você não irá à praia calçando sapatos sociais, um bom
terno ou tailler é a melhor
recomendação para o dia-a-dia no trabalho priorizando o conforto e a praticidade,
adequando o modelo das vestes ao seu tipo físico.
c) Acessórios: acessórios são permitidos desde que
utilizados de forma regrada e condizente com a tendência da moda.
c) Postura: uma postura elegante ao assentar-se e ao
caminhar demonstra altivez, autoconfiança e independência, além de contribuir para
a saúde.
d) Vocabulário: a conversação, ainda que simples e breve,
auxilia a sedimentar a imagem profissional, por isso, pronunciar menas",
poblema e outros erros , será suficiente para destruir toda a credibilidade.
e) Saúde: demonstrar estar saudável, mais do que apenas
parecer bem, demonstra equilíbrio nas atitudes, e pensamentos, qualidade de
vida e, provavelmente em qualidade profissional.
2.1
- Dicas de vestimentas para o ambiente de trabalho:
Mata, Magali Amorim no
artigo: Postura profissional para o sucesso no exercício da gestão secretarial
cita algumas dicas de apresentação visual:
·
Estilo esporte: ocasiões informais, reuniões
ao ar livre, churrascos.
Homem: camisa
sem gravata de manga longa ou curta, ou pólo, calça esportiva(jeans); sapatos com
ou sem meia ( estilo docksider ou mocassins)
Mulher:
calça comprida de tecidos como algodão e linho, blusas ou camisetas, saia,
sandálias no verão e sapatos de saltos baixos.
·
Esporte completo, passeio: indicado para
eventos diurnos.
Homem:
calça de microfibra ou linho, camisa de manga curta ou comprida, blazer, casaco
esporte ou jaqueta, gravata opcional, sapato mocassin ou couro.
Mulher:
taileur, calça comprida, saia, blusa, vestido em tecido leve e rústico, sapatos
leves de saltos mais baixos, bijuteria moderna e descontraída, bolsa tamanho
normal.
·
Passeio completo: coquetéis, jantares,
sessões não-solenes em órgãos públicos, concertos, óperas. Completo significa
que a gravata é obrigatória.
Homem:
terno de cores claras, tecidos leves, camisas branca ou de cor suave, gravata,
sapatos escuros.
Mulher:
tailleur, terninho, vestido com blazer, sapatos de salto médio tipo escarpin,
meia fina e bolsa pequena.
·
Social: mais formal, traje de noite, mais
elaborado.
Homem:
terno
em cores escuras, camisa social branca ou de cores discretas, gravata, sapatos
e meias pretas.
Mulher:
vestidos ou tailleurs de tecido nobres ( crepe, tafetás, brocados, rendas);
sapatos salto alto, jóias.
·
A Rigor ( Black-tie): jantares e festas mais
sofisticadas.
Homem:
Smoking, com gravata e faixa preta, de lapelas de cetim.
Mulher:
vestido longo( ou não), de seda e tecidos nobres, brilhos, jóias; bolsa
pequena, sapatos de salto alto e fino.
CONCLUSÃO
A apresentação no ambiente
de trabalho é composta de três vertentes que compõem a imagem pessoal: a
comunicação visual, verbal e comportamental.
È imprescindível cuidar da
aparência sendo criterioso com roupas, maquiagem, sapatos, cabelos cortados,
unhas bem cuidadas, dentes apresentáveis.
Vestir-se bem é mais que
usar roupas finas e sim está com apresentação visual condizente com a situação
e lugar.
Contudo, a comunicação
visual trata-se, também, da mensagem que você passa e a que é codificada pelos
demais colaboradores da organização; a verbal é o falar o que fala no ambiente
de trabalho, por isso, atitudes como falar de problemas pessoais ou falar em
demasia devem ser evitadas. Outra é a ação, atitudes, falhas, discrepância
entre o que se espera do profissional de secretariado e suas atitudes para com
o trabalho em si como as demais pessoas; dificuldades de relacionar-se, de resiliência.
Uma boa apresentação pessoal
deve ser habitual, regra, regida por etiquetas pessoal, social e profissional,
e dotada de habilidades interpessoais.
Para melhor a apresentação
no ambiente de trabalho é vital investir em leitura de livros de etiqueta,
cerimoniais, de autoconhecimento e conhecimento do próximo, de relações
interpessoais, de habilidades de comunicação.
REFERÊNCIAS
ACOSTA, Ana Cristina Maia de
Araujo. Artigo: A importância da Etiqueta Social nas relações de Trabalho do
Profissional de Secretariado. Revista Excelência. Recife-PE, Ano 5- nº 16, 2007.
MATA, Magali Amorim. Artigo
Postura profissional para o sucesso no exercício da gestão secretarial/Portela,
Keyla Cristina Almeida. Gestão Secretarial: O desafio da visão holística.
Cuiabá - MT. Adeptus,2009.
PORTELA, Keyla Cristina
Almeida. Ferramentas do Secretário
Executivo. 1ª Ed. - Santa Cruz do Rio Pardo-SP: Editora Viena, 2006.
Ser
e viver como mulher moderna: a educação feminina segundo
Manuais de etiqueta dos anos 40 a 60 do século
xx. http://tcc.bu.ufsc.br/TCC/TCC%20Adm/2004/2004%20para%20por%20no%20pen/ALDALEA%20NORMA%20DE%20SOUZA.PDF,
Acessado em 28de março de 2012.